Você sabia que cuidar da saúde bucal está diretamente ligado com a sua autoestima?

Sem categoriaLeave a Comment on Você sabia que cuidar da saúde bucal está diretamente ligado com a sua autoestima?

Você sabia que cuidar da saúde bucal está diretamente ligado com a sua autoestima?

Por trás de um sorriso bonito não existe apenas a preocupação com a saúde bucal, mas também com autoestima.

Isso porque a aparência dos dentes influencia em vários aspectos da vida, como no profissional, nas amizades e até mesmo nas relações amorosas.

Entretanto, às vezes apenas bons hábitos de higiene bucal não é o suficiente, sendo necessário fazer alguns tratamentos com um profissional de odontologia.

Por isso, as visitas ao consultório odontológico devem acontecer regularmente de 6 em 6 meses para um acompanhamento que também impactará na sua saúde mental.

Quer saber mais sobre como isso pode acontecer? Continue acompanhando o artigo!

O impacto na sua autoestima

As pessoas são julgadas desde criança pela aparência dos dentes, como quando eles ficam tortos, separados e desalinhados pelo uso da chupeta, fazendo obrigatório o uso de aparelhos ortodônticos.

Por isso a odontologia desenvolveu o aparelho transparente, discreto, ajudando o paciente a manter uma boa autoestima desde o tratamento, já que algumas pessoas não acham o aparelho muito bonito.

Após o tratamento ortodôntico, pode ser necessário seguir com outros tipos, como um clareamento dental, por exemplo, em dentes amarelados.

Isso porque dentes manchados, amarelados, com cáries são outros motivos que podem fazer com que uma pessoa fique com a autoestima e o psicológico abalados.

E o bom é que todo esse processo odontológico pode ficar armazenado em um software para dentistas para o acompanhamento.  

O que fazer?

Em casos em que o aparelho é necessário, é recomendado contratar um plano odontológico com ortodontia que cubra todo o tratamento.

Apesar disso, geralmente planos não cobrem a parte estética, que pode ser um desejo seu, como o uso de lente nos dentes, por exemplo. 

Ou em casos em que os dentes se encontram em um estado um pouco mais avançado, com múltiplas restaurações e manchas escuras, é mais recomendado que então procure o tratamento conhecido como facetas de porcelana.

Impactos psicológicos mais graves

Apesar de uma baixa autoestima ser perigoso para a saúde psicológica do indivíduo, deixar de cuidar da saúde oral pode desenvolver doenças ainda mais graves. 

Isso é, ao não ter bons hábitos de saúde bucal, há a possibilidade de desenvolver doenças periodontais e perdas dentárias.

Isso porque as bactérias responsáveis pelas doenças gengivais aumentam as placas ateromatosas, que são gordura, cálcio, entre outros elementos, atrapalhando o fluxo sanguíneo e a oxigenação direta dos órgãos

Com isso, algumas partes do cérebro podem ser afetadas, como as habilidades cognitivas (memória e raciocínio), prejudicando o seu funcionamento pleno.

Cuide do seu bem-estar

Ficou impressionado em como cuidar da sua higiene bucal pode afetar diversas áreas da sua vida? 

Não esqueça: a sua saúde mental é muito importante para ter uma qualidade de vida significativa, que faça você se sentir bem. 

Por isso, empenhe-se em atitudes que façam você ter esse sentimento bom, que te deixe confortável com diversas situações, como cuidar do seu sorriso!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Vue Odonto

Deixe uma resposta

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: