fbpx

Janeiro Branco, você sabe o que é?

Saúde mentalLeave a Comment on Janeiro Branco, você sabe o que é?

Janeiro Branco, você sabe o que é?


Janeiro Branco é uma campanha que tem o objetivo de colocar as questões de saúde mental em evidência no maior número de lugares possíveis. A ideia é convidar as pessoas a pensarem sobre as suas vidas, seus relacionamentos, suas emoções; enfim, todos os temas que tem a ver com saúde mental.


Além disso, a ideia é trazer esse assunto à tona nas mídias, nas redes sociais e também chamar a atenção das organizações e do poder público para o tema. Essa ação demanda que seja dada a devida importância para projetos relacionados ao tema de saúde mental. 


É importante entender que as pessoas são seres subjetivos. É essencial nós darmos a atenção devida para as nossas questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais. Elas devem estar no centro da nossa cultura, e não podem ser jogadas para fora das nossas vidas – o que pode gerar muito sofrimento e tristeza.


Quais são seus objetivos?


De acordo com o site da campanha, o Janeiro Branco possui 5 objetivos principais:

  1. Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico. Para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;
  2. Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental
  3. nas vidas das pessoas;
  4. Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas e dos seus relacionamentos. Também que pensem o que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;
  5. Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;
  6. Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.


Porque ela é importante?


A Campanha Janeiro branco é mais um passo para conscientizar as pessoas sobre saúde mental. Em um mundo cada vez mais ágil, incerto e caótico, as questões de saúde mental se tornam cada vez mais presentes na vida das pessoas. Seja as doenças como depressão, ansiedade, burn-out, seja pequenos estresses da vida cotidiana


O assunto de saúde mental está mais presente do que nunca antes, mas ainda não é o suficiente para contrabalancear o estigma e a falta de informação que ainda existe sobre o tema. Muitas pessoas ainda não sabem a verdadeira dimensão do problema. Elas não dispõem de informação suficiente para identificar situações de desequilíbrio na saúde mental das pessoas ao seu redor, ou mesmo de si próprio.


Por esse motivo, separar um mês para, com esforços conjuntos, conscientizar e trazer atenção ao assunto é uma estratégia importantíssima na luta para diminuir o tabu e a desinformação que existe por aí sobre o assunto de saúde mental. É o momento perfeito para iniciar conversar sobre o tópico com pessoas que poderiam se beneficiar muito de mais acesso ao tema. 


Muito sofrimento que ocorre por aí poderia ser evitado ou diminuído. É dever de todo mundo se mobilizar para mitigar os males que desequilíbrios na saúde mental podem causar.


Quando o Janeiro Branco surgiu?


A campanha do Janeiro Branco ainda é recente e está pegando tração. Ela surgiu em 2014 em Minas Gerais, e já naquele ano ocorreram palestras e eventos em diversos espaços da cidade e houve grande divulgação online do tema.


Agora, 6 anos depois, a campanha já se estendeu para diversas cidades, sendo inclusive oficializada em vários municípios do Brasil.


Porque Janeiro Branco?


A escolha do mês de janeiro foi pensada para se relacionar com o momento de início de ano. É um mês cheio de esperança de novos começos, mudanças no estilo de vida e reflexões sobre o ciclo que acabou de se encerrar.


Embarcando nessa energia de recomeços, a escolha do mês de janeiro é proposital para gerar reflexões sobre autocuidado e saúde mental, gerando novas percepções sobre o que é ter uma uma boa higiene mental e emocional. É uma tela em branco para novas escolhas – e esse também é o motivo da cor branca, que remete a uma folha em branco, onde é possível escrever novas histórias, mais preocupadas com a própria saúde mental e bem-estar.


O que você pode fazer?

Existem várias ações que podem ser tomadas pelas pessoas para contribuírem com o Janeiro Branco. Aqui vão algumas sugestões:

  • Faça uma reflexão honesta sobre como está o seu estado de saúde mental. O cuidado com esse tópico começa dentro de você; quais foram as atitudes positivas e negativas para seu bem-estar mental que você tomou durante o ano que passou, ou em todos a sua vida? O que você gostaria de manter ou mudar?
  • Inicie a conversa com as pessoas próximas de você. O simples ato de perguntar sobre a saúde mental das pessoas ao seu redor, diminuindo o tabu e iniciando um diálogo honesto e saudável pode ser muito poderoso para o início de uma nova cultura.
  • Procure se informar. Existe muita informação equivocada por aí sobre os mais diversos assuntos relacionados à saúde mental. Busque fontes confiáveis de informação que podem te auxiliar, tanto para cuidar da sua própria mente, quanto para ajudar as pessoas ao seu redor que estão precisando.
  • Seja você um canal de mudança. Hoje em dia, com as redes sociais, cada pessoa tem o potencial de comunicar para muitas outras de uma só vez. Compartilhe conteúdos interessantes, suscite conversas, gere debates saudáveis sobre o assunto e divulgue a campanha.

Deixe uma resposta

Back To Top
%d blogueiros gostam disto: