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Como o espaço de trabalho afeta o bem-estar dos colaboradores?

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Como o espaço de trabalho afeta o bem-estar dos colaboradores?


O espaço a nossa volta nos influencia de diversas maneiras. Um metrô numa cidade barulhenta e uma casa no interior a beira de um rio vão gerar reações diferentes em uma pessoa – um talvez dê energia e um senso de urgência e o outro, calma e paz. E isso também é verdade dentro dos espaços onde nós convivemos. Vamos investigar então, como o espaço de trabalho afeta o bem-estar dos colaboradores.


Produtividade no espaço de trabalho não é simplesmente ir do ponto A ao ponto B da maneira mais rápida possível. É, na verdade, realizar o trabalho da maneira mais eficiente mantendo o melhor nível de felicidade e bem-estar. Ou seja, pensar no espaço de trabalho que cause o maior bem-estar também é trabalhar na produtividade da empresa.


Dados indicam que quase 90% dos trabalhadores gostaria que seus empregadores oferecessem mais benefícios relacionados à espaços saudáveis. Um número parecido afirmou que ficariam mais tempo em uma empresa que oferecesse esses benefícios. 


Vamos entender, então quais são os elementos que interferem nessa percepção de um bom lugar para se estar – entender mais profundamente como o espaço de trabalho afeta o bem-estar dos colaboradores.


Ar


Um dos aspectos mais relevantes é a qualidade do ar. Pesquisas de 2003 identificaram estudos relacionando melhor ventilação com um ganho de até 11% de produtividade. 


A diminuição de abstenções também pode ser relacionada com uma boa qualidade do ar no espaço de trabalho. Faltas por conta de doenças são 35% menores em escritórios mais ventilados.


De maneira geral, trabalhar em um ambiente com um ar viciado e baixa circulação interfere tanto na saúde física quanto mental dos colaboradores. Portanto, é importante ter certeza que existe uma boa ventilação de ar no escritório, e que a qualidade do ar é boa. Algumas ideias para realizar isso são:

  • Proibição de fumar
  • Instalar sistemas de filtração de ar
  • Manter um nível saudável de umidade
  • Adicionar plantas (já vamos falar mais disso!)
  • Abrir janelas


Temperatura


Outro tópico importante para se levar em consideração é a temperatura. Geralmente, as pessoas funcionam melhor em temperaturas ótimas, que variam entre 21ºC e 23ºC.


Uma análise de 2006 de 24 estudos indicou que há uma redução de 10% na performance tanto em ambientes de trabalho na temperatura de 30ºC quanto a 15ºC. Ou seja, um escritório muito abafado ou muito gelado influencia diretamente no bem-estar e na produtividade de quem está trabalhando.


Para resolver esse problema, o ideal é sempre manter a temperatura na faixa dos 22ºC – mesmo em dias de calor intenso, evite ligar o ar-condicionado em temperaturas muito geladas.


Som

Para aqueles que vivem em grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, o barulho é uma constante. Buzinas, escapamentos estourando, gritos e música são elementos constantes no cenário sonoro das cidades. E o som pode ser um grande inimigo do bem-estar no trabalho.

Um estudo de 1998 descobriu que há uma queda de performance de até 66% quando participantes foram expostos a tipos específicos de barulho de fundo. Um estudo seguinte pelos mesmos autores em 2005 mostrou que 99% das pessoas entrevistadas reportaram que sua concentração no ambiente de trabalho foi prejudicada por coisas como telefones sem resposta e conversa de fundo.


Por esse motivo, é essencial providenciar ambientes silenciosos para as pessoas trabalharem. Em escritórios abertos, muitas vezes isso é difícil, por conta da movimentação natural do ambiente. Isso gera uma segunda complicação: as pessoas se isolam com fones de ouvido e há menos interação orgânica entre colegas. Para combater isso, uma ideia é promover espaços de concentração na qual os colaboradores possam se isolar quando precisam realizar tarefas mais complexas.


Plantas


Um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriu que uma melhor qualidade de ambiente interno, ou seja, existência de plantas, dobra as os resultados das funções cognitivas. Outro estudo, no Reino Unido, mostrou que plantas no escritório podem aumentar a produtividade em até 15%


Instalar plantas pelo escritório é uma maneira simples, fácil e eficiente de melhorar a percepção de bem-estar no ambiente de trabalho. Além de acarretar em um efeito estético positivo, também melhora a qualidade do ar e comprovadamente resulta em melhor produtividade. 


Luz


Em 2018, um estudo da Universidade Cornell concluiu que colaboradores em ambientes de trabalho mais iluminados reportaram uma queda de 84% em sintomas como dores de cabeça e visão borrada – fatores que reduzem nossa capacidade de trabalhar produtivamente.


O ideal é que, desde a concepção, o espaço de trabalho seja pensado como um local de bastante luz solar, mas nem sempre isso é possível. Mesmo em locais não tão privilegiados, existem ações que podem ser tomadas para melhorar esse índice.

  • Considere instalar claraboias
  • Maximize luz natural
  • Mova móveis grandes que podem bloquear a luz do sol
  • Repare luzes que estão piscando
  • Use múltiplos tipos de luzes no espaço, como luzes ambientes e de trabalho


Outros


Além desses elementos principais, outras questões podem ajudar a melhorar o bem-estar relacionado ao ambiente de trabalho. A vista da janela, por exemplo, é um fator de impacto – vistas para cenários de natureza causaram um aumento na paciência e queda na frustração. 


O próprio conforto, relacionado aos móveis e estruturas do escritório, são essenciais. Em uma pesquisa, 78% dos participantes preferiria um upgrade para melhores equipamentos no escritório que uma mesa de pebolim.


Como já mencionamos também, uma variedade de espaços é muito importante para o bem-estar das pessoas que trabalham em um local. Ambientes de concentração e também de descompressão são o ideal – ao invés de simplesmente sentar em um local o dia inteiro sem mobilidade alguma.

Conclusão


O espaço ao nosso redor influencia diretamente em nossas vidas. No trabalho, onde passamos quase um terço do nosso tempo, ele é primordial. Como vimos, depois de um pouco de informação, é fácil modificar os ambientes para ter o melhor aproveitamento possível.


Melhorar o espaço de convivência e trabalho é melhorar o bem-estar e a produtividade no trabalho. Realizando pequenas mudanças, é possível ter um resultado palpável que com certeza irá melhorar a vida de todas as pessoas presentes no espaço.

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